quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Lançamento do Projeto LIA - Lazer, Inclusão e Acessibilidade

Pois é... andei um pouco sumida do blog, mas na verdade não sumida desta caminhada sobre a luta pelos direitos da Pessoa com Deficiência.
No dia 19 e 20/09 tive a oportunidade de apresentar um projeto "SIMPLES", mas que muitas vezes é esquecido.... "LAZER"


Será que as crianças com deficiência só querem fazer exames, visitar consultórios médicos, fazer terapias disso e daquilo... frequentar hospitais??? Já pararam para pensar que "SÃO CRIANÇAS" ???


O Projeto LIA não está sozinho. Nesta caminhada encontrei pessoas maravilhosas como a Eliana e o Matheus deste Blog (O FUTURO ESTÁ AQUI) e também uma pessoa incrível chamada Rudi, o qual só conheço por telefone e trocas de e-mails, mas que já tenho uma admiração enorme.

O Rudi criou o ALPAPATO (Anna Laura Parque para Todos) em São Paulo e conseguiu já colocar em prática em algumas instituições. O ALPAPATO está conseguindo com muito trabalho colocar brinquedos adaptados para crianças com deficiência nos parques das Instituições como AACD, APAEs, etc... criando um Parquinho para todos.

Enquanto isso o Projeto LIA trabalha em paralelo com uma outra frente: Que estes brinquedos adaptados tornem-se política pública e que consigamos colocá-los em praças e parques públicos. Afinal a Constituição Brasileira assegura a TODOS o direito ao lazer, o que vai em contra-mão em situações em que eu levo meus 3 filhos ao parquinho e apenas 2 deles conseguem brincar, enquanto minha filha com deficiência fica apenas assistindo por falta de acessibilidade.

As pessoas precisam exigir os seus direitos e estou divulgando o Projeto LIA - Lazer, Inclusão e Acessibilidade para que consigamos fazer cumprir apenas o que se está na Constituição! O Lazer!

Os brinquedos adaptados vão muito além da brincadeira, leva a criança com deficiência a experiência de estimulo motor, sensorial, social e as crianças sem deficiência a uma nova cultura de se relacionar com a diferença (que não é tão diferente assim). Desta forma, daqui há alguns anos quem sabe essas crianças, futuros engenheiros, governantes, arquitetos, etc... estarão tão "entrosadas" umas as outras que talvez não tenhamos que brigar tanto por acessibilidade, pois isso se tornará uma prática comum.

A dimensão de um simples projeto de "Parquinho para todos" não se limita a lazer, é um pedaço da construção de uma nova sociedade inclusiva. .... Pense nisso e compartilhe a idéia...


CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA NÃO PRECISA SÓ DE TERAPIAS...

Lançamento do Projeto LIA no Seminário Estadual de Saúde e a Pessoa com Deficiência - "Novos Caminhos"




Nenhum comentário: