segunda-feira, 3 de março de 2014

SDH/PR e Anatel debatem a criação de Regulamento Geral de Acessibilidade nas Telecomunicações

13/02/2014
A Secretaria de Diretos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deram um passo significativo para a criação do projeto do Regulamento Geral de Acessibilidade nas Telecomunicações, nessa quarta-feira (12), em Brasília (DF). O Ciclo de Palestras sobre Acessibilidade, realizado em parceria pelos dois órgãos na sede da Anatel, capacitou e sensibilizou os servidores da agência para a missão de compilar em um regulamento único todos os artigos e dispositivos legais existentes em telecomunicações no âmbito da acessibilidade que se encontram dispersos na legislação brasileira.
A programação reuniu palestras de representantes da SDH/PR, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e da União Internacional de Telecomunicação (UIT), além de Paulo Romeu Filho, criador do Blog da Audiodescrição.
O secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da SDH/PR, Antonio José Ferreira, destacou a receptividade da Anatel para discutir o aprimoramento das telecomunicações no Brasil voltados para as pessoas com deficiência. “Há um ano estivemos com o presidente João Batista de Rezende, que compreende a necessidade de avançar neste tema. Esta conversa resultou neste debate, que certamente trará mais ações concretas para que o povo brasileiro continue percebendo a diferença da política pública em acessibilidade no seu dia a dia”, comentou.
Em 2013, a Anatel realizou consultas públicas sobre promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência aos serviços de telefonia fixa e móvel. Para o vice-presidente da agência, Jarbas José Valente, o debate colabora para aproximar as decisões dos anseios das pessoas com deficiência.  “Queremos que as dificuldades sejam minoradas, e que os equipamentos e as facilidades que virão e que os instrumentos e colocados à disposição possam estar regulamentados dentro de um padrão acessível e que os sistemas que venham a ser desenvolvidos sejam sistemas universais.
A mesa de abertura (foto) contou com o assessor sênior do Escritório da UIT das Américas, Randall Trevino, a gerente de Universalização e Ampliação do Acesso da Anatel, Karla Crosara e o vice-presidente da Anatel, Jarbas José Valente.

Assessoria de Comunicação Social
http://www.sdh.gov.br/noticias/2014/fevereiro/sdh-pr-e-anatel-debatem-a-criacao-de-regulamento-geral-de-acessibilidade-nas-telecomunicacoes?fb_action_ids=566534410111537&fb_action_types=og.likes&fb_source=other_multiline&action_object_map=%5B217392795119976%5D&action_type_map=%5B%22og.likes%22%5D&action_ref_map=%5B%5D

Um comentário:

Oksana disse...

Caro (a) encarregado de educação de criança/jovem com necessidades especiais,

Vimos por este meio pedir a vossa ajuda numa investigação que pretende identificar as carências de autoformação em tecnologias de informação e comunicação (TIC), bem como perceber as necessidades de partilha de conhecimentos e recursos específicos entre os pais e profissionais, que facilitem as aprendizagens efetivas nas crianças com necessidades especiais.

Pedimos que preencha o inquérito abaixo apresentado:

http://questionarios.ua.pt/index.php/969276/lang-pt

A vossa colaboração é extremamente importante para melhoria das práticas educativas em Necessidades Especiais.

Para mais informações contacte-nos através do seguinte e-mail compartilha.ee@gmail.com

Desde já agradecemos a disponibilidade e a vontade de ajudar a ciência a avançar.
Saudações,
Oksana Tymoshchuk,
Teresa Sousa