sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Lais Souza já consegue se alimentar 'por meios próprios', revela médico

Um dia depois de deixar a UTI, a saltadora Lais Souza deu um novo passo importante na sua luta pela recuperação de um grave acidente, que causou uma lesão em sua coluna cervical. A atleta já consegue se alimentar por meios próprios, sem auxílio de aparelhos.
O médico do Comitê Olímpico Brasileiro, Antônio Marttos Júnior, comemorou a evolução do quadro da atleta, afirmando que ele avançando "de uma forma muita positiva"(assista à entrevista no vídeo).
- A Lais está evoluindo muito bem. Estou muito feliz em dizer que ela venceu a primeira grande etapa. A gente conseguiu retirá-la da ventilação mecânica e hoje ela já consegue respirar sozinha, o que é muito importante. A Lais está em uma unidade semi-intensiva. A segunda grande notícia é que ela conseguiu tirar a gastrostomia, que é o tubo de alimentação no estômago. A Lais já consegue comer por meios próprios. Comeu ontem (quinta-feira) arroz, frango e verduras. Ela está vencendo cada etapa da recuperação de uma forma muito positiva - disse o médico em entrevista ao "SporTV News".
Laís Souza (Foto: Mauro Horita)Laís Souza já comeu arroz, frango e verduas, segundo médico do COB (Foto: Mauro Horita)
A atleta brasileira deixou a UTI na quinta-fira e foi transferida para a unidade semi-intensiva do hospital da Universidade de Miami. Lais se recupera da lesão grave que sofreu na coluna cervical nos EUA, quando se preparava para disputar a prova de esqui aéreo nos Jogos Olímpicos de Sochi (Rússia). Apesar do avanço na recuperação, o médico do COB adotou a cautela e prefere não fazer qualquer prognóstico sobre sequelas.
- Ainda é muito cedo (para prever quais serão as sequelas). Ela ainda está na fase muito aguda da lesão. Qualquer prognóstico seria leviano falar agora. A vida tirou algumas coisas da Lais nesse momento, mas a gente não pode tirar dela a esperança. Nós temos muita esperança que ela possa evoluir, que a gente possa diminuir ainda mais o nível de lesões, mas (sobre) a parte motora não podemos falar nada ainda - afirmou.
Antônio Marttos Júnior acrescentou que Lais Souza conta com um trabalho de apoio com profissionais especializados. E que a atletas está muito feliz com a sua evolução.
- Nós temos um trabalho de psicológos e fisioterapeutas que estão acompanhando a Lais. Ela está muito feliz com cada vitória que tem conseguido nesse momento - afirmou.

Sportv

Nenhum comentário: