sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Bototerapia auxilia no tratamento de crianças portadoras de deficiências


Uma interação especial está beneficiando diversas crianças portadoras de deficiências no estado do Amazonas. A Bototerapia auxilia no tratamento, além de incentivar a preservação do boto-vermelho e de toda a fauna da região.

O principio da terapia é proporcionar ao recuperando o contato direto com o animal, nas águas do Ri...o Negro. Os animais são mansos e rspondem muito bem aos estímulos humanos, possibilitando que as crianças brinquem, sintam a textura e aprendam sobre a história dos botos, que figuram na lista de animais ameaçados de extinção. Simultaneamente, os especialistas fazem trabalhos de desenvolvimento da motriciade e percepção das crianças.

Os resultados são animadores, de acordo com o fisioterapeuta Igor Simões Andrade, criador da iniciativa: “A terapia pode, por exemplo, ajudar uma criança muito agitada, que não dorme, hiperativa. Ela entra em contato com o animal e com o tempo acaba cochilando no barco, coisa que nunca aconteceu. Para cada caso, tem uma coisa que favorece o tratamento”, diz o fisioterapeuta ao Globo Natureza.

Igor faz questão de mencionar que a Bototerapia não substitui nenhum tratamento específico, mas auxilia, sobretudo aumentando o poder de concentração e a auto-estima da criança: “Nós queremos ajudar a criança, complementar. Por exemplo, uma criança com autismo e que não tinha foco, não prestava atenção em nada, o pai hoje diz que houve uma melhora geral, que ela têm mais foco”, afirma o fisioterapeuta.

As crianças atendidas pelo projeto tem todas as despesas pagas pelo patrocinador da iniciativa, e a procura é imensa. Conforme outras empresas se associarem, mais crianças portadoras de deficiência poderão ser beneficiadas.

Com informações de http://g1.globo.com/natureza/noticia/2012/08/terapia-com-botos-ajuda-tratar-criancas-deficientes-na-amazonia.html
Ver mais — com Doutoresdaalegria DolionsclubedeNhandeara e Salvador Pereira Amado.

Nenhum comentário: