quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Paralisia cerebral e vegetal, qual é a relação?????????????????????

Semana passada, li o post da Mari Hart, sobre o que os médicos falaram sobre o seu filho que tem paralisia cerebral. Me identifiquei com várias falas, principalmente com a fala: “ele irá vegetar". Meus quando descobriam que eu tinha paralisia cerebral, aos 7 messes de vida, também ouviram essa frase, tão incentivadora, animadora!!!!!!!!!!

Eu fiquei com post na cabeça, sei que tem outros pais que também já escutaram essa coisa, ai vem a minha pergunta, qual é a ligação que os “médicos” fazem entre paralisia cerebral e vegetal?????
Vegetal para mim, é usado na botânica para caracterizar os seres vivos pertencentes ao Reino Plantae. Pode também significar o mesmo que planta ou hortaliça, mas é utilizado mais frequentemente como adjetivo que se aplica às estruturas e outros conceitos relacionados com as plantas (células vegetais, órgãos vegetais, etc).Sendo assim, não vejo relação nenhuma com um sujeito com paralisia cerebral. O sujeito com paralisia cerebral, é um ser humano, temos sentimentos, a gente ri, chora, senti fome, vontades, desejos, enfim somos seres humanos.
Não é fácil receber um diagnóstico de paralisia cerebral e não fácil ter paralisia cerebral, pois a paralisia cerebral trás certas limitações motoras que irritam, um pouco, o cotidiano, a dependência causa uma chateação, impaciência, querer abrir a mão e ela permanecer fechada, é fogo. Mas nada disso, é sinônimo de ser vegetal!!!!!!!!!!
Os médicos deveriam estudar mais sobre o que é vegetal e o que é um sujeito com paralisia cerebral!!!!!!!!!!!!!! Bom, eu estou aqui viva, cheia de vida, falo mais que a boca, cheia de vontades, já as plantas da minha mãe, estão na varada, lindas, porém paradas, eu não sei se elas querem algo, se estão tristes ou felizes!!!


 Eu ontem queria lavar a palma da mão, tive toda paciência para a mão tentar ficar aberta e eu lavar com a outra, na hora pensei, nossa como deve ser bom, abrir mão e fechar na hora que eu quiser!!!!!!!!!!!!!!!!!


Até mais,
bjo,    

Carol

Nenhum comentário: