quinta-feira, 26 de setembro de 2013

26 DE SETEMBRO - DIA NACIONAL DO SURDO




A Comunidade Surda Brasileira comemora no dia 26 de setembro, o Dia Nacional do Surdo, data em que são relembradas as lutas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania. Este dia tão importante foi instituído pela Lei federal nº 11.796, de 29 de outubro de 2008, ou seja, é uma conquista recente.
A Federação Mundial dos Surdos celebra o Dia do Surdo Internacionalmente no último domingo de setembro, normalmente no dia 30 de setembro. Mas no Brasil a escolha da data diferenciada tem um motivo nobre, no dia 26 de setembro de 1857 foi inaugurada a primeira escola pra surdos no país, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual INES‐Instituto Nacional de Educação de Surdos. O professor francês Hernest Huet fundou com o apoio do imperador o “Imperial Instituto de Surdos Mudos”. Na época, o Instituto era um asilo, onde só eram aceitos surdos do sexo masculino. Mas Huet que era surdo pretendia no instituto educar pessoas surdas unindo o método gestual francês com a linguagem oral brasileira. É este instituto – O INES, o maior divulgador da linguagem de sinais no Brasil – LIBRAS, e o responsável pela instauração da Lei nº 10.436, de 24 de Abril de 2002, que reconheceu a Libras como linguagem.
De acordo com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2002, há no Brasil 24,5 milhões de pessoas com deficiência, desses 16,7 % possuem algum grau de deficiência auditiva.
A surdez pode ter várias causas, estas, didaticamente são separadas de acordo com o período de ocorrência. As causas pré-natais se referem a problemas ocorridos antes do nascimento da criança que podem levar a sua surdez, como por exemplo, doenças adquiridas pela mãe durante a gravidez (como sífilis, herpes, caxumba). Existem as causas perinatais, que se referem à surdez devido a problemas ocorridos no parto (como infecção hospitalar ou o uso de fórceps, por exemplo). E as causas pós-natais, quando a criança fica surda em decorrência de problemas após o seu nascimento (como devido à meningite, sarampo, caxumba, exposição contínua a ruídos e traumatismos cranianos, por exemplo).
E esta deficiência, em qualquer grau, é reconhecida como uma das complicações mais sérias que alguém pode possuir, pois acarreta implicações não só na questão da saúde, como também no comportamento social e emocional dos indivíduos.
Fonte do Vídeo: Seriado Glee - Canal FX

Nenhum comentário: