segunda-feira, 13 de maio de 2013

Falta de conhecimento prejudica projetos de acessibilidade


 
Falta de conhecimento prejudica projetos de acessibilidade
Acessibilidade. Pode-se dizer que este é um sonho dos cadeirantes. Existe uma lei que obriga os prédios a serem adaptados para quem tem deficiência ou alguma dificuldade de locomoção.
O problema é que na prática não é bem assim que funciona. As vezes quem tenta torna o caminho mais acessível e mais fácil acaba pecando por falta de conhecimento.
Há dois anos Fábio deixou Belo Horizonte para vir morar em Brasília. Tetraplégico, ele ficou decepcionado com as calçadas da cidade. Fizemos um passeio pela asa norte. O primeiro problema não demorou a aparecer, a inclinação da rampa.
“Eu vou tentar subir ela de frente, e você vai perceber que ela vai dar uma inclinação na cadeira, e se não tiver alguém atrás, provavelmente a cadeira pode virar”, comenta Fábio.
Ele precisou de ajuda para subir, e encontrou um outro obstáculo, um vaso de planta no meio do caminho que foi adaptado para o deficiente. O gerente do estabelecimento acompanhou a cena.
“A gente não imaginava que ia atrapalhar assim ele, mas se esse é um problema, a gente tira o vaso agora”, disse o gerente.
“As pessoas até tentam dar condições para o cadeirante para ele ter acesso, só que ele não procura pessoas que tenham realmente conhecimento, para tentar desenvolver um projeto onde realmente vai dar uma condição de acesso”, critica Fábio.
Para ver a matéria completa, clique na foto no início do texto, e você será redirecionado para a página onde o vídeo da matéria poderá ser visualizado.
Fonte: Globo

Nenhum comentário: