segunda-feira, 1 de abril de 2013

Release Imprensa sobre Autismo


Fizemos um release para mandar para a imprensa junto com um kit que montamos para presentear os jornalistas e divulgar o dia dois de abril, dia mundial da conscientização pelo autismo. Sabemos que está em cima mas vale pro mês todo! Quem quiser acrescentar, acrescente mas fica a nossa colaboração.
imprensa photo imprensa_zpsd89d0c13.jpg
O que á autismo?
O Autismo é um Transtorno Global do Desenvolvimento (também chamado de Transtorno do Espectro Autista), caracterizado por alterações significativas na comunicação, na interação social e no comportamento da criança. Essas alterações levam a importantes dificuldades adaptativas e aparecem antes dos 03 anos de idade, podendo ser percebidas, em alguns casos, já nos primeiros meses de vida. As causas ainda não estão claramente identificadas, porém já se sabe que o autismo é mais comum em crianças do sexo masculino e independente da etnia. O autismo ainda não tem cura mas é tratável e quanto mais cedo for diagnosticado mais eficiente será o tratamento.
Sinais que indicam presença de traços autistas ou de outros problemas, e que podem ser percebidos no ambiente familiar, social e escolar:
O relacionamento com outras pessoas pode não despertar seu interesse; Age como se não escutasse (ex. não responde ao chamado do próprio nome); O contato visual com outras pessoas é ausente ou pouco freqüente; A fala é usada com dificuldade, ou pode não ser usada; Tem dificuldade em compreender o que lhe é dito e também de se fazer compreender; Palavras ou frases podem ser repetidas no lugar da linguagem comum (ecolalia); Movimentos repetitivos (estereotipias) podem aparecer; Costuma se expressar fazendo gestos e apontando, muitas vezes não fazendo uso da fala; As pessoas podem ser utilizadas como meio para alcançar o que quer; Colo, afagos ou outros tipos de contato físico podem ser evitados; Pode não demonstrar envolvimento afetivo com outras pessoas; Pode ser resistente a mudanças em sua rotina; O que acontece a sua volta pode não despertar seu interesse; Parece preferir ficar sozinho; Pode se apegar a determinados objetos; Crises de agressividade ou auto-agressividade podem acontecer.
*Porém, ATENÇÃO, esses sinais são apenas indicativos, o diagnóstico deve ser feito por profissionais especializados, a partir da utilização de técni¬cas próprias, como entrevistas e observação clínica.
Dia 02 de Abril – Dia mundial da Conscientização pelo Autismo:
No dia 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, decretado pela Organização das Nações Unidas (ONU), pais, profissionais e governantes procuraram se unir para a conscientização e alerta de uma síndrome que cada vez mais afeta novas crianças. Ainda sem saber ao certo o que causa o autismo, cientistas do mundo inteiro têm trabalhado em conjunto na busca por respostas. A conscientização é importante já que a falta de informações gera preconceitos e também o diagnóstico tardio. Quanto menor o preconceito maior a qualidade de vida dos autistas e seus familiares e quanto mais precoce for o diagnóstico, melhores serão as respostas das crianças aos tratamentos propostos a ela.
Incidência de Autismo no Brasil e no mundo: Estimou-se em 2007 que no Brasil, país com uma população de cerca de 190 milhões de pessoas naquele ano, havia cerca de 1 milhão de casos de autismo, segundo o Projeto Autismo, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, da Universidade de São Paulo. Atualmente o número mais aceito é a estimativa de que haja 2 milhões de pessoas com autismo, cerca de 1,0% da população. O governos dos Estados Unidos divulgou, esse ano, números alarmantes de uma criança com autismo para cada 50 em idade escolar (entre 6 e 17 anos), um incidência de 2,0%. Os dados vêm de uma pesquisa por telefone feita pelo CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças — em inglês: Centers for Disease Control and Prevention) com 91.642 famílias. No mundo, a ONU (Organização das Nações Unidas) estima que tenhamos 70 milhões de autistas.
Direitos dos Autistas:
Ano passado, no dia 27 de Dezembro, foi sancionada a lei 12.764, que cria a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo. Antes dessa lei, autistas não se enquadravam nas leis específicas para deficientes, já que autismo não é uma deficiência, e sim, um transtorno, uma alteração do desenvolvimento. De acordo com essa nova política, autistas terão, por exemplo, direito a tratamento multidisciplinar e diagnóstico precoce, ter acesso à previdência social e à educação em escolas regulares, mesmo que seja necessária a presença de um acompanhante especializado, atendimento preferencial em bancos e repartições públicas e ainda a benefícios como a reserva de vagas em empresas com mais de 100 funcionários. As famílias também foram contempladas: além de acompanhamento psicológico, os pais ou responsáveis por pessoas com autismo terão horário especial no trabalho.
Para saber mais: www.estouautista.com.br / www.facebook.com/estouautista
Você é peça fundamental nessa conscientização! Obrigada
Karla Coelho e Luiza Coelho
contato@estouautista.com.br
P.S: colocamos nossos dados e vocês coloquem o de vcs! Mandem a todos da imprensa por e-mail e liguem para confirmar ou imprimam e levem pessoalmente! Vamos juntos?

Nenhum comentário: