segunda-feira, 29 de abril de 2013

Prevenção pode evitar hérnia de disco durante a gravidez

O ideal é se preparar antes da gravidez, principalmente com exercícios físicos.

O Debate


Durante a gravidez e o pós-parto, cerca de 50% das grávidas sentem dores na coluna, devido ao aumento de peso e, consequentemente, à modificação da postura com a mudança do centro de gravidade para a frente do corpo.
“O ideal é se preparar antes da gravidez, principalmente com exercícios físicos. No entanto, mulheres com histórico de dor nas costas antes de engravidar são candidatas a sofrer com a coluna.

Hoje, diversos estudos afirmam que 90% dos indivíduos portadores de hérnia de disco podem se recuperar se fizerem uso do tratamento convencional – não-cirúrgico”, explica o fisioterapeuta Helder Montenegro.
“Além disso, no tratamento para as grávidas deve ser priorizado o fortalecimento dos músculos profundos da coluna lombar que garantirão a preservação das curvaturas normais da coluna, como também o reforço dos músculos do assoalho pélvico, evitando assim a queda da bexiga, incontinência urinaria e a flacidez.”
A união de todos esses fatores permite que o paciente não tenha mais dor e inicie um trabalho focado no fortalecimento dos músculos posturais.

Segundo Helder, depois de tratada a dor, é hora de investir em exercícios físicos como a musculação e o Pilates desde que bem orientados.

Nenhum comentário: