sábado, 5 de janeiro de 2013

No Dia Internacional do Braille deficiente visual dá exemplo de vida


Márcio Ândrei
http://primeiraedicao.com.br/

No Dia Internacional do Braille, 4 de janeiro, José Cícero Tenório da Silva, um dos professores da Escola Estadual de Cegos Cyro Accioly, que fica na Rua Pedro Monteiro, no Centro de Maceió, deu exemplo de vida ao relatar a vida de um deficiente e seus obstáculos superados. 
José Cícero enfatizou a data comemorativa como uma das grandes ajudas para melhorar a vida dos deficientes visuais. O professor lembrou que a perda da visão não é um impasse capaz de deixar o indivíduo sem informação e inativo. Para driblar as dificuldades outros órgãos são aprimorados, com isso o sentido, sensibilidade entre outros levam vantagem em relação as pessoas que não tem deficiência.
professor deu uma lição de vida ao demonstrar harmonia com a vida, principalmente pelas atividades executadas por ele, muitas vezes não desenvolvidas por quem não tem deficiência. Além de cantar e dirigir um coral o professor garantiu que leva uma vida praticamente normal, onde um dos maiores aliados é o rádio por informar as ocorrências cotidianas. José Cícero também destacou a falta de uma atenção maior para os deficientes, desta forma lembrou que as autoridades poderiam fazer mais por eles.
Como o deficiente visual lê em braille
Para que uma pessoa com deficiência visual consiga ler em braille é necessário uma combinação de seis pontos dispostos em duas colunas e três linhas, o Sistema Braille permite a formação de 63 caracteres diferentes, que representam as letras do alfabeto, os números, a simbologia científica, musicográfica, fonética e informática.

Esse sistema adapta-se perfeitamente à leitura tátil, pois os seis pontos em relevo podem ser percebidos pela parte mais sensível do dedo com apenas um toque.

Dados do IBGE
Segundo os novos dados do censo 2010, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) neste mês, existem no Brasil 6.585.308 pessoas com deficiência visual. Deste total, 582.624 pessoas possuem cegueira e 6.056.684 possuem baixa visão. O número representa 3,5% dos brasileiros, ou seja, a deficiência com maior incidência na população do país. A pesquisa revela ainda que 23,91%
da população brasileira tem algum tipo de deficiência.

Nenhum comentário: