terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Mouse adaptado ajuda deficiente motor a operar computador

Dispositivo foi desenvolvido por equipe de pesquisadores de Campinas.
Equipamento utiliza medições de movimentos e rastreamento de membros.
Do G1 Campinas e Região

Criança com deficiência motora usa equipamento criado em laboratório
(Foto: Reprodução EPTV) 

Um laboratório de pesquisas em acessibilidade em Campinas (SP) desenvolveu um equipamento que permite o uso de computadores por pessoas com deficiência motora. Um dispositivo de borracha permite o controle do cursor com pequenos movimentos da mão.

O aparelho usa a combinação das medições de aceleração feitas pelo braço do paciente, o rastreamento do pulso do paciente por câmeras e detecção de impulsos elétricos emitidos pelo próprio corpo ao mover um determinado músculo. A combinação de todos esses fatores é analisada pelo aparelho e permite o controle do computador.

O laboratório, criado em julho deste ano, ainda tem dez projetos de auxílio para deficientes em desenvolvimento só na região de Campinas. Segundo o coordenador José Beiral, a tecnologia com o uso do mouse adaptado é ideal para as ações que o usuário consegue executar. "Se nós tratarmos o pior caso, os outros serão mais fáceis", explica.

Para Beiral a técnica poderia ser aplicada a movimentos de outros membros, além de sopro, sucção ou até mesmo sons. O equipamento ainda é capaz de diferenciar sons externos, mudanças de pressão do ambiente, de maneira a identificar apenas as ações do paciente que faz o uso do material.

A pesquisa do equipamento está, atualmente, em fase de testes. "Nós precisamos enviar o equipamento para diferentes instituições para corrigir eventuais problemas", afirma Beiral. O coordenador prevê que o equipamento possa ser produzido em larga escala dentro de um ano.

Nenhum comentário: