terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Dilma participa de conferência e fala sobre importância de criar oportunidades para brasileiros com deficiência


Após a abertura no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a III Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em Brasília, deu início às discussões na manhã desta terça-feira com um pronunciamento de Dilma Rouseff. A presidente foi bastante aplaudida ao falar sobre a necessidade de gerar oportunidades para as pessoas com deficiência. "Nós sabemos que as pessoas são diferentes umas das outras, mas as oportunidades têm que ser as mesmas".
A presidente destacou também o investimento de 7 bilhões de reais no Plano Viver Sem Limites, que realiza ações com o apoio de diversos ministérios para garantir cidadania e autonomia para os brasileiros com deficiência, promovendo igualdade e o direito à prática de esportes.
Ao responder à manifestação de parte do público, Dilma foi aplaudida novamente ao reafirmar a importância da educação inclusiva. “Somos a favor da educação inclusiva. O que não exclui o esforço das escolas especiais. Uma coisa não exclui a outra. Precisamos garantir oportunidades iguais”. 
Movimento Down participa de debate sobre mulheres com deficiência
Ainda nesta terça-feira, teve início o painel "Políticas Públicas e Mulheres com Deficiência", que contou com a participação do Movimento Down. A mesa, coordenada pela Secretaria de Política das Mulheres, contou com discussões sobre o acesso a exames e consultas médicas com acessibilidade, a vulnerabilidade das mulheres com deficiência diante da violência dentro e fora de casa e o direito à sexualidade. Debora Mascarenhas, que atua na coordenação do Movimento Down, falou sobre a situação das mulheres com deficiência intelectual, que frequentemente não recebem educação sexual e são esterilizadas e/ou tomam remédios para evitar a menstruação sem que sejam consultadas.
Com o tema  “Um olhar através da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, da ONU: novas perspectivas e desafios”,  a III Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência tem o objetivo de mobilizar o desenvolvimento de políticas públicas efetivas para esta parcela da população. O evento será realizado até o dia 06/12 (quinta-feira).
Crédito da foto: Wilsom Dias/ Agência Brasil

Nenhum comentário: