segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Cultura, Lazer e Turismo Acessível - GRUTA DOS ANJOS




As pessoas com deficiência podem acessar ao interior da gruta com a cadeira de rodas por áreas planas e de fácil acesso, assim como, a pousada local.
No dia 3 de junho, a equipe do “Jornal Inclusão Brasil” esteve visitando a Gruta dos Anjos, na cidade de Socorro para uma avaliação da acessibilidade local voltada à visitação as pessoas com deficiências.
A Gruta do Anjo, situada numa propriedade particular (Pousada da Gruta),
está localizada na Estrada Socorro/Munhoz, km 1, a 2 km do centro da cidade.
Proveniente de uma antiga mineração, iniciada no ano de 1960, é conseqüência da extração mineral de quartzo, feldspato e granito. Em 1995, a mineração foi desativada formando, devido às nascentes existentes, uma piscina de água mineral com profundidade de até de quatro metros em alguns pontos e temperatura média de 10°C.
Sua entrada tem aproximadamente 42 m de altura e 3 m de largura; seu desenvolvimento linear e sua largura, aproximadamente, 70 e 20 metros, respectivamente.
Visitação
A presente visita possibilitou a análise dos seguintes aspectos: acesso ao local, acessibilidade nas trilhas, acessibilidade às dependências (acomodações, restaurantes, recepções, sanitários, cozinhas, lavanderias, entre outros), potencialidade de visitação e aproveitamento turístico da gruta as pessoas com deficiência que fazem uso de cadeira de rodas.
O acesso à localidade é realizado por estrada asfaltada.
A Pousada da Gruta está apta a receber pessoas com deficiência uma vez que possui estrutura adequada e amplo estacionamento.
O caminho até a entrada da cavidade é curto (aproximadamente 50 m). A trilha de acesso é plana e regular, coberta por cascalho, com gramíneas e matações espalhados em suas bordas.
Existem pequenos trechos asfaltados, próximos à entrada, que facilitam o deslocamento.
A gruta possui um lago central, ladeado por dois salões.
O terreno da cavidade é plano, formado por solo argiloso bem compactado, com areia presente em alguns trechos, o que facilita a visita.
Todo o desenvolvimento da cavidade encontra-se sob penumbra e nos salões há iluminação artificial móvel (lanternas em tripés).
Existe no salão do lado direito, o mais extenso, um ancoradouro
com três rampas para pedalinhos e correntes de proteção em alguns trechos.
As rampas do ancoradouro são estreitas e não permitem o acesso aos pedalinhos com a cadeira de rodas. Para as pessoas com deficiência usufruir dessa atividade é preciso que seja carregado até eles.
A visita é realizada com auxílio de monitores locais, sendo que, no local, existem monitores com experiência e formação em atividades com pessoas com deficiências.


fonte:https://www.facebook.com/inclusaobrasil

Nenhum comentário: