quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Como conversar com deficientes auditivos


Deficientes auditivos, assim como qualquer pessoa, desejam conversar, anseiam por atenção e querem passar as pessoas que estão ao seu redor o que estão sentindo. Por isso é fundamental para quem tem um conhecido, um parente ou um amigo com deficiência auditiva, aprender a conversar através de gestos que o deficiente entenda ou através da linguagem de sinais (libras). Estas são ferramentais essenciais para estabelecer uma comunicação eficiente com deficientes auditivos.
Para conversar com deficientes auditivos é preciso de:
Saber a linguagem de sinais (Libras): Saber a linguagem de sinais é fundamental para estabelecer uma comunicação eficaz com um deficiente auditivo. Algumas escolas públicas, particulares e empresas já estão ensinando à linguagem de sinais (libras) as pessoas que desejam aprender. Mas também existem cursos específicos em escolas profissionalizantes ou técnicas que também oferecem este curso. O curso é rápido e em poucos meses você já estará apto a conversar com deficientes auditivos.
Ter paciência para entender o que o deficiente quer dizer: Ter paciência é muito importante para entender o que o deficiente quer dizer. Às vezes o próprio deficiente não conhece bem a linguagem de sinais e não consegue se comunicar direito. Às vezes também, ele pensa que está conseguindo se comunicar com os sons que emite, e acaba se irritando quando a pessoa não entende. Então paciência é fundamental para que se consiga se comunicar.
Alguns aspectos e dicas que devem ser levados em conta na comunicação com o deficiente auditivo.
Tente fazer com que o deficiente perceba o seu interesse pelo o que ele está dizendo. Às vezes, você não se mostra tão interessado, aí é que o deficiente não vai querer se comunicar mesmo. Então esteja sempre com um sorriso e se mostre interessado pelo o que ele quer dizer.
Levar sempre consigo uma caderneta, ou um papel e uma caneta são instrumentos emergenciais, se acontecer que você não consiga entender o que o deficiente quer dizer. Às vezes, através de um desenho ou uma frase, você consiga compreender o que o deficiente quer dizer. Principalmente se o deficiente auditivo souber escrever, às vezes as pessoas não nascem com deficiência auditiva, mas perdem devido a alguma complicação de saúde. Então a pessoa escreve perfeitamente e consegue se comunicar através da escrita.
Nunca altere o som da sua voz num diálogo com um deficiente auditivo. Além de você incomodar as pessoas que estão ao seu redor. Você vai magoar o deficiente auditivo, pois ele vai pensar que você está perdendo a paciência ou se irritou com alguma coisa que o mesmo fez. Então procure se sentar se possível, olhe nos olhos do deficiente e gesticule muito. Ele entenderá muito mais através de um gesto do que com uma palavra dita aos berros.

Essas são as dicas de como se comunicar com um deficiente auditivo. Lembrando que nem todos os deficientes sofrem da perda total da audição. Alguns conseguir dizer algumas palavras e ouvem um pouco com aparelhos. Então trate com carinho e respeito essas pessoas e você vai ver que conseguirá se comunicar com eficiência.
 Fonte: Orfury

Nenhum comentário: