quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Casal de viajantes lança guia com dicas de destinos para deficientes físicos


Guia Brasil para Todos é fruto de pesquisas em 10 capitais brasileiras mais procuradas para turismo no país




Casal de viajantes lança guia com dicas de destinos para deficientes físicos
Ao todo, são 139 sugestões de passeios acessíveis, 109 restaurantes, 92 hotéis e 377 dicas

Andrea Schwarz e Jaques Haber nunca tinham parado para pensar no quanto a vida de um deficiente físico é mais difícil na hora de viajar, até que, em 1998, a vida do casal teve uma reviravolta.
Por conta de uma doença na medula, Andrea ficou paralisada da cintura para baixo e passou a depender de cadeira de rodas. “Sentimos na pele as dificuldades que a deficiência impõe. Como aceitar passivamente que, pelo fato de um de nós estar numa cadeira de rodas, não poderíamos mais entrar em nosso restaurante favorito ou ir ao cinema, fazer compras ou simplesmente passear num espaço público por falta de adaptações?”, relatam.
A indignação do casal acabou resultando no Guia Brasil para Todos, o primeiro guia nacional que reúne informações para pessoas com deficiência poderem planejar suas viagens pelo país. A publicação é fruto das próprias experiências de Andrea e Jacques, além do apoio de jornalistas em 10 capitais brasileiras que estão entre os destinos mais procurados do país.
“Conhecemos muitos lugares que nos trazem excelentes recordações. E algumas não tão agradáveis assim. Muitas vezes tivemos que nos arriscar a viajar sem saber o que encontraríamos. Não foram apenas uma, duas ou três as vezes em que chegamos a um hotel e o quarto acessível prometido não tinha as adaptações adequadas. Ou que participamos de passeios supostamente preparados para turistas com deficiência que ofereciam apenas uma rampa de acesso à atração com cadeira de rodas”, contam no site do projeto.
Ao todo o guia compila 139 passeios acessíveis, 106 restaurantes, 92 hotéis e 377 dicas para viajantes com deficiência física, tudo isso espalhado por Manaus, Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Florianópolis.
http://www.asboasnovas.com.br/

Nenhum comentário: