segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Dia do Idoso com atividades



Comemorado em 1º de outubro, o Dia Mundial do Idoso é lembrado em Curitiba com inúmeras atividades gratuitas no centro da cidade. A Rede de Farmácias Nissei promove ações de conscientização, saúde e cultura para comemorar a data, na loja da Rua André de Barros, em frente ao Terminal Guadalupe. A programação, que inicia às 9h, inclui aferição de pressão, testes de perda muscular, glicemia, audiometria e atividades físicas, além de uma apresentação exclusiva do grupo RKMD, com músicas japonesas e danças coreografadas com tambores.

A Mobilização Paranaense sobre Envelhecimento, promovido pelo Conselho Estadual dos Direitos do Idoso, vinculado à Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná, promove desde quinta até hoje, atividades de lazer, campanhas de saúde, palestras, apresentação de filmes e concurso de beleza, entre outras ações, acontecerão em vários municípios do Paraná. As atividades marcam o dia 1 de outubro, Dia Nacional e Internacional do Idoso. 
As ações buscam conscientizar a população sobre o respeito à pessoa idosa. Com enfoque na qualidade de vida ao envelhecer e nos direitos do idoso, a Mobilização tem como referencial o Estatuto do Idoso, lei federal que regula os direitos dos cidadãos com mais de 60 anos, “que precisa ser melhor conhecido e atendido”, segundo o presidente do CEDI, José Araújo da Silva. 
A Move identificará as atividades feitas no Paraná para a população idosa e articulará as organizações governamentais, não governamentais e movimentos sociais, para ampliar os espaços de discussão sobre o envelhecimento.

Nenhum comentário: