domingo, 7 de outubro de 2012

Campanha 'Outubro Rosa' orienta sobre câncer de mama em Rio Claro


Objetivo é conscientizar as mulheres sobre os exames necessários.
Até 2013, cerca de 53 mil novos casos serão detectados no Brasil.


Rio Claro (SP) está participando pela primeira vez da campanha mundial “Outubro Rosa” que tem o objetivo de ressaltar a importância da prevenção do câncer de mama, o tipo que mais atinge as mulheres.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer, entre 2012 e 2013, cerca de 53 mil novos casos serão detectados em todo o Brasil. “Em relação ao câncer de mama a prevenção não é completamente eficaz, mas a mulheres podem previnir, evitando a obesidade e adequando um bom estilo de vida”, disse o oncologista Daniel Butros.
Ainda segundo Butros, a única forma de diagnóstico é pela mamografia. “O exame de raio-x deve ser realizado a partir dos 40 anos anualmente. O autoexame é necessário a partir dos 20 anos, mas não substitui a mamografia”, disse Butros.
A campanha na Santa Casa de Misericórdia, que tem uma unidade de oncologia, fará uma série de atividades para conscientizar as mulheres dos exames preventivos. “A população tem que se conscientizar que o câncer de mama é curável, desde que a mulher realize a mamografia. É um exame um pouco doloroso, mas necessário”, destacou o oncologista.
Outubro Rosa
Anualmente, o Outubro Rosa é celebrado em diversos países. O mês da prevenção e detecção precoce do câncer de mama teve sua primeira edição na Califórnia (EUA), em 1997, e espalhou-se pelo mundo.
As campanhas divulgam informações sobre a doença e, especialmente, a importância de detectá-la em estágio inicial, quando as chances de cura chegam a 100%.
 G1 São Carlos e Araraquara,

Nenhum comentário: