sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Acessibilidade é foco de melhoria no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha


A nova estrutura proporciona uma experiência inesquecível ao visitante que poderá aproveitar os mais de 2.558 m2 de trilhas suspensas e 1.609 m2 de mirantes que promovem maior conforto e segurança. A reforma já foi feita na Trilha do Golfinho e a Trilha do Mirante Dois Irmãos, possibilitando inclusive a vista da praia do Sancho.
Publicada em 05 de outubro de 2012 - 11:15
Foto mostra antes e depois de trilha passar por obra de acessibilidade
A nova estrutura construída no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PARNAMAR – FN) é uma das mais acessíveis do país àspessoas com dificuldade de locomoção e cadeirantes. A concessionária EcoNoronhaSite externo. está construindo trilhas acessíveis para os principais pontos de visitação do Parque. Já foram entregues a Trilha do Golfinho e a Trilha do Mirante Dois Irmãos, possibilitando inclusive a vista da praia do Sancho, eleita pelo Prêmio O Melhor de Viagem da revista Viagem e Turismo, a praia mais bonita do Brasil. Mosana Cavalcanti, coordenadora do Programa de Turismo Acessível – Pernambuco sem Fronteiras (unidade de Projetos Especiais) é cadeirante e já havia visitado o PARNAMAR – FN antes do acidente que a deixou paraplégica.
“Eu já tinha ido à Noronha várias vezes e as trilha existentes eram rústicas e exigiam bastante esforço. Era impossível ir alguém em cadeira de rodas, com muletas ou mesmo idosos com dificuldade de locomoção. Simplesmente não teria como aproveitar”, explica Mosana.
Ela foi a primeira cadeirante a passear pela Trilha do Golfinho que é totalmente acessível a pessoas com dificuldade de locomoção. “Não tenho palavras para descrever a sensação. Foi uma surpresa misturada com emoção, depois de nove anos usando cadeira de rodas, me deparar com o Mirante dos Golfinhos, do Sancho e Dois Irmãos. Foi uma sensação de dignidade sem tamanho. Foi e é possível realizar a caminhada tranquila pela trilha”, explica. Mosana também participou da entrega da primeira fase das obras de melhoria ao Parque.
Segundo ela, agora o cadeirante ou pessoa com dificuldade de locomoção que for ao PARNAMAR – FN terá uma grande experiência. “Acabou a concepção de que a Ilha não pode receber as pessoas com deficiência, idosas e crianças. Agora podemos tudo, passear, tomar banho de mar e mergulhar. Tem algumas pousadas com apartamentos/bangalôs adaptados ou parcialmente adaptados, restaurantes com acesso, está tudo melhorando para quem tem dificuldade de locomoção”, ressalta.
Antes do trabalho da EcoNoronha, pessoas com dificuldade de locomoção não tinham acesso facilitado aos pontos turísticos mais importantes da ilha, nem aos mirantes das praias. “Eu estou encantada, está muito bom, para os usuários de cadeira de rodas”, conclui Mosana.
De acordo com o gerente da filial EcoNoronha, Pablo Mórbis, esta foi uma preocupação para a nova fase de melhorias no parque. “Nós estamos muito felizes em poder proporcionar essa oportunidade ao visitante com dificuldade de locomoção. Nosso trabalho é atender cada vez melhor o turista que chega ao PARNAMAR – FN”, destaca.
Obras de melhorias
A primeira fase das obras de melhoria da estrutura turística no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha foi entregue em setembro. A EcoNoronha, empresa que administra a visitação e a infraestrutura colocada à disposição do visitante no parque, entregou a conclusão da primeira fase do projeto. A nova estrutura proporciona uma experiência inesquecível ao visitante que poderá aproveitar os mais de 2.558 m2 de trilhas suspensas e 1.609 m2 de mirantes que promovem maior conforto e segurança.
A trilha do Golfinho Sancho foi a primeira a ser construída. Ela liga o Posto de Informação e Controle (PIC) do Golfinho Sancho até o mirante dos Golfinhos. Este PIC proporciona uma estrutura antes inexistente: estacionamento, sanitários, duchas, guarda-volumes, locação de bicicleta para passeio, mapas, lanchonete e loja de suvenires.
Todos os materiais utilizados para a obra são ecologicamente sustentáveis, reduzindo consideravelmente o impacto ambiental. Dentre os materiais está sendo utilizada a madeira biossintética, desenvolvida a partir de plástico reciclado. Dessa forma, o parque é o primeiro do Brasil a utilizar em sua totalidade esse tipo de material.

Nenhum comentário: