sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Vôlei sentado masculino estreia com vitória folgada




http://www.cpb.org.br/londres2012/noticias/volei-sentado-masculino-estreia-com-vitoria-folgada/

O adversário nem de longe era um dos mais perigosos que a Seleção Brasileira masculina de vôlei sentado enfrentará na chave B dos Jogos Paralímpicos de Londres. Mas a tranquila vitória sobre Ruanda por 3 a 0 (25/5, 25/5 e 25/13), em 51 minutos, na tarde desta sexta-feira (31), representou mais do que uma boa estreia no torneio. Deu ao técnico Fernando Lajes certeza de que uma de suas principais tarefas ao assumir o comando da equipe, há um ano e meio, está no caminho certo.

”Desde que comecei a trabalhar com a equipe, exijo que se comportem como atletas de alto nível, pois embora nossa técnica esteja entre as melhores do mundo, ainda precisamos de mais experiência e tranquilidade. Estou vendo uma mudança de atitude que me agrada”, explicou Lajes, que é irmão do treinador tricampeão olímpico José Roberto Guimarães.

As peças precisarão estar no lugar para os dois próximos desafios da seleção. Na noite londrina deste sábado (às 17h de Brasília), a equipe mede forças com a Bósnia, medalha de prata na Paralimpíada de Pequim, há quatro anos. Na segunda-feira, será a vez do Irã, o atual campeão paralímpico. O Brasil nunca derrotou esses dois adversários.
”Estamos evoluindo no esporte, que tem apenas 10 anos no nosso país. Uma vitória por 3 a 0 sempre ajuda a dar confiança, mas precisaremos estar ainda melhores para os jogos com a Bósnia e o Irã. A gente veio aqui com a intenção de buscar uma medalha e seria excelente se ganhássemos um desses dois jogos”, disse Deivission.

Estreando na Paralimpíada, Ruanda carece da experiência técnica e tática para fazer frente às principais equipes do mundo. O Brasil, sexto colocado em Pequim, não encontrou dificuldades para se impor. Apenas no primeiro set, uma única passagem de Giba pelo saque deixou a seleção com 10 a 1 no placar, e a tranquilidade para administrar a diferença. A história se repetiu no segundo, quando o Brasil abriu 16 a 3 e fechou sem muitos problemas.

A vantagem no marcador levou Fernando Lajes a fazer várias substituições no terceiro set, para dar ritmo de jogo aos reservas, e Ruanda aproveitou paras crescer um pouco no jogo, chegando a estar perdendo por apenas um ponto. Os brasileiros recuperaram a concentração e voltaram a dominar os africanos com bloqueio e contra-ataques.
”Gostei de ver que os meninos tiveram paciência e não tentaram atacar toda e qualquer bola, preferindo passar e cuidar do posicionamento. No vôlei sentado, o jogo é muito mais ganho com bloqueio do que com cortada”, afirmou Fernando Lajes.

Nenhum comentário: