sábado, 2 de junho de 2012

Seminário debate questões de acessibilidade


Do  http://www.atribunanet.com/noticia/seminario-debate-questoes-de-acessibilidade-80442

A Unesc sediou hoje a abertura do 2º Seminário de Acessibilidade que reuniu professores, alunos, entidades de Criciúma, vereadores e comunidade em geral. Um das palestras principais foi do presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Conade), Moisés Bauer Luiz, que abordou o tema “Acessibilidade: desafios atuais e perspectivas”.

“Não existe acessibilidade sem sensibilidade. Acessibilidade não é somente rampas. Deve-se pensar no aspecto arquitetônico, na comunicação e na atitude para implementar uma sociedade acessível”, esclareceu Luiz. Segundo ele, é preciso corrigir falhas da legislação. “Os desafios são muitos, mas só é possível mudar a realidade com esforço de todos. Hoje não estou numa cadeira de rodas, mas amanhã posso estar.

Temos que preparar o mundo para todos. Todos os espaços são passíveis de adaptação”, enfatizou. O promotor de Justiça Luis Marini Júnior destacou que a acessibilidade é uma condição que deve ser estabelecida para todos em geral, e não só para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Desafios
O reitor Gildo Volpato ressaltou que ainda há muito que ser melhorado, mas as leis feitas hoje têm dado resultado. “É necessário oferecer condições gerais para atender as necessidades e hoje as instituições estão voltadas para isso. Atualmente os cursos, na hora de renovar o reconhecimento, têm que atender os requisitos legais. Sintam-se acolhidos e esperamos que todos saiam daqui com muitas ideias e desafios no sentido de melhorar a acessibilidade”, destacou. Todos os cursos da Unesc estão dentro da legislação.

Nenhum comentário: