domingo, 6 de maio de 2012

Opções culturais no Rio de Janeiro promovem a acessibilidade de deficientes



Publicado por: Ricardo Shimosakai

No caminho da acessibilidade, o Teatro Serrador apresenta, em alguns dias específicos, a peça “‘A Negra Felicidade”, com a participação de um interprete de libras, a língua dos sinais, que possibilita a inclusão na platéia de deficientes auditivos, segundo a coluna Programão, do RJTV.

A trama, narra a luta pela liberdade que se passa no Brasil de 1870. A personagem principal é uma negra, chamada Felicidade, que resolve processar o seu suposto dono e pede uma carta de alforria. O espetáculo é dirigido por Moacir Chaves e vai ter sessões com o intérprete de libras nos dias 9, 13 e 15 de maio.

“Nós estamos querendo dizer que as pessoas com deficiências são bem vindas ao teatro e isso, conseqüentemente, é afirmar a lei, que garante que exige que as pessoas com deficiências tenham acesso”, explica o ator Diego Molina. O teatro fica na Rua Senador Dantas, n°13, no Centro do Rio.



Também no Centro, a Caixa Cultural abriu esta semana a exposição do artista plástico Hércules Barsotti, com vários recursos voltados para as pessoas com deficiências visuais. São trinta serigrafias que vão ser apresentadas nesta mostra que podem ser vistas e tocadas. Logo no início, a pessoa recebe do monitor um áudio guia, que faz uma descrição detalhada de cada obra. A partir daí, um piso tátil e de borracha ajuda a pessoa a ser direcionada até a entrada da exposição, que tem o título Olhem Só, escrito em braile.

Outros espaços culturais do Rio, como o Oi Futuro do Flamengo, já estão alinhados com a acessibilidade. No local, os expectadores com deficiência visual têm lugares especiais, recebem o texto da peça escrito em braile e fazem uma visita guiada ao cenário meia hora antes do início da peça.

Neste domingo (6), a diversão fica por conta da Feijoada dos Poetas, na quadra da Acadêmicos da Rocinha, em São Conrado, na Zona Sul, e do show do cantor Toninho Geraes, no Clube Renascença, no Andaraí, Zona Norte.

Serviço:
Toninho Geraes
Shows: Toninho Geraes, com participações especiais de Nelson Rufino, Aline Calixto e Marcos Sacramento.
Data: domingo (6).
Local: Clube Renascença
Endereço: Rua Barão de São Francisco, 54 – Andaraí.
Horário: a partir das 16h
Preço: R$ 20

Feijoada dos Poetas
Realização: ala dos compositores da Acadêmicos da Rocinha
Data: domingo (6).
Local: Quadra da Acadêmicos da Rocinha
Endereço: Rua Bertha Lutz, 80 – São Conrado
Entrada franca – prato de feijoada: R$15

Fonte: G1


Nenhum comentário: