quinta-feira, 22 de março de 2012

Mascotes terapeutas ONG busca mais voluntários e “cães amigos” para levar terapia e felicidade a crianças especiais e idosos


Gazeta do Povo

Fidelidade, amor incondicional, incapacidade de julgar. Com tantas qualidades, fica fácil entender porque os animais podem virar terapeutaspoderosos e servir como auxiliares na aplicação de técnicas de recuperação física e mental de pessoas debilitadas.
E foi exatamente a terapia assistida por bichos de estimação a maneira encontrada pelos voluntários do Instituto Cão Amigo & Companhia para levar um pouco de felicidade e carinho para aqueles que necessitam de atenção, como idosos e crianças com necessidades especiais.
 / As crianças especiais vencem dificuldades motoras na tentativa de se aproximar do animalAmpliar imagem
As crianças especiais vencem dificuldades motoras na tentativa de se aproximar do animal
demarço, Jupira Machado Teixeira, diz que o efeito das visitas dos animais às crianças é inacreditável. “Elas vencem dificuldades motoras e driblam a incapacidade na tentativa de se aproximar do animal, superam a timidez, e interagem com o grupo.”
Emoção
Duas vezes por mês, os cães amigos também “visitam” as moradoras do Asilo São Vicente de Paulo. A ocasião é esperada com entusiasmo pelas idosas, que raramente recebem visitas de familiares, e a animação se prolonga por vários dias. Com os cachorros, elas têm a oportunidade de manifestar carinho, distrair-se e acrescentar emoção à sua rotina.
Coordenadora do grupo que atende o asilo, a artista plástica Diana Zippin, diz que o cão resgata momentos felizes do passado. “Todo mundo já teve um cachorro que amou muito. São lembranças agradáveis que remetem à alegria da infância”. Segundo ela, o contato diminui o estresse, a depressão e a sensação de solidão. Os cães se tornam o assunto de interesse comum a todas elas e isso às leva a interagirem mais do que de costume.
Mais voluntários
Pedidos para novos atendimentos em escolas e asilos não param de chegar, mas faltam cães e colaboradores. Os pets participantes precisam ter saúde perfeita e serem 100% sociáveis. “Como os animais normalmente passam de colo em colo, são acariciados e até a levam uns puxões não intencionais, precisam ser muito dó­­­ceis”, explica Manuella. E mesmo quem não possui um animal pode unir-se ao grupo. A carência maior é de pessoas que possam dedicar-se ao projeto nos dias de semana e de profissionais das áreas da saúde e da educação, além de veterinários, que queiram fazer o acompanhamento dos animais.
Serviço:
Instituto Cão Amigo & Cia - Animais de Terapia (Curitiba e Florianópolis), www.caoamigo.org.br . Instituições hoje atendidas: Lar Lisa, Lar Amor Real, Fundação Iniciativa, Escola Especial Alternativa, Escola Especial Fênix, Escola Especial 29 de Março, Escola Especial Primavera, Asilo SãoVicente de Paulo, Asilo Recanto Tarumã e CEI Anita Merhy Gaertner.

Nenhum comentário: