quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Inclusão da pessoa com deficiência


Refletir sobre as demandas das pessoas com necessidades especiais é meta da Semana Nacional de Luta

Sobral. O Município está em plena atividade para marcar as comemorações da Semana Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A data foi comemorada em todo o País ontem. Várias atividades estão programadas, entre elas o 2º Seminário de Inclusão da Pessoa com Deficiência do Município de Sobral - Políticas Públicas, realizado também ontem no Centro de Convenções. Neste ano, o tema foi "Deficiente, porém eficiente". Até o próximo sábado uma vasta programação acontece.

A agenda foi elaborada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, por meio da Secretaria da Saúde e Ação Social e do Serviço de Apoio ao Cidadão Sobralense (SACS), Gabinete da Primeira Dama, Lily Cristino, e Secretarias Municipais.

Reabilitação

Na cidade, um dos equipamentos que se tornou importante na vida das pessoas é o Centro de Reabilitação Física que completa seis meses de atividades. De acordo com o coordenador, Flávio Ximenes, o local oferece gratuitamente à população serviços como fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, enfermagem, além de atendimentos social e médico. "Hoje, nós estamos atendendo em média 250 pessoas por dia. Já conseguimos ampliar o serviço para mais quatro oficinas terapêuticas", disse.

Ao Centro recorre, entre outras pessoas, vítimas de acidentes de trânsito. É o caso da costureira Ana Cláudia Fernandes, que há cerca de dois meses sofreu uma queda de bicicleta.

A partir deste mês, as mulheres que passaram por mastectomia (cirurgia de remoção completa da mama, um dos tipos de tratamento cirúrgico para o câncer de mama) começaram a receber um tratamento diferenciado através de exercícios corporais que promovem o relaxamento físico e mental, além da reabilitação do membro superior afetado pelo procedimento.

Além dos exercícios físicos, uma equipe multiprofissional oferece atividades que favorecem uma melhoria da saúde mental com a finalidade de diminuir o máximo possível, e de forma significante, as crises de depressão e de angústia, decorrentes da mastectomia. O programa é conduzido pela fisioterapeuta Ana Eugênia Linhares, pela psicóloga Carolina Mont´Alverne e pela assistente social, Paula Lima.

Hoje, a partir das 19h no Teatro São João, a programação alusiva a Semana Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência realiza o Festival de Talentos da Pessoa com deficiência. A programação conta, ainda, com palestras e gincanas, caminhadas, atividades educativas, culturais e de lazer nos territórios de atuação dos profissionais do NASF e da Residência Multiprofissional em Saúde da Família, além de ações de promoção em saúde realizadas pela Prefeitura de Sobral, com a entrega de prótese e órtese pelo SACS e de prótese auditiva pelo Serviço de Saúde Auditiva do Município. Durante o dia acontece Festival Paraolímpico de Sobral, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Instituído por meio da Lei nº 11.133/2005, através de ação do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Conade), no dia 21 de setembro comemora-se o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A data representa a possibilidade de reflexão de todos os setores da sociedade sobre o tema.

Embora as grandes cidades já estejam se adaptando para garantir a acessibilidade a pessoas com necessidades especiais, ainda há muito que fazer nos Municípios. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 15% da população brasileira possui algum tipo de deficiência.

MAIS INFORMAÇÕES:
Centro de Reabilitação Física
Rua Anihid Andrade, S/N
Centro, Sobral (CE)
(88) 3611.3770

Wilson Gomes
Colaborador

Nenhum comentário: